SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PE: Jovens protestam contra a violência

Manifestação culminou na entrega de carta com propostas de políticas públicas e melhorias para a juventude

Jovens que participam da Casa de Passagem de Recife (PE) fizeram ontem (17) um alerta para o enfrentamento da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes. Ao som da música Pra não dizer que não falei das flores, eles iniciaram uma caminhada com destino ao Palácio do Campo das Princesas, onde entregaram ao secretário Especial de Juventude e Emprego do Estado, Pedro Mendes, uma carta com 12 propostas para enfrentar o problema. A Carta da Juventude foi elaborada em outubro, durante o XII Fórum da Juventude. Entre as propostas, a ampliação das ações voltadas para aprendizagem, estágio, desenvolvimento de habilidades e qualificação continuada; inserção dos jovens que saíram do sistema penitenciário no mercado de trabalho; garantia de um primeiro emprego; acesso a programas de cultura, esporte e lazer e a ampliação das políticas de juventude junto ao Plano Estadual de Combate ao Crack. Para a coordenadora da Casa de Passagem, Eleonora Pereira, a criação de políticas públicas baseadas nas necessidades apontadas pelos adolescentes é o melhor caminho para o enfrentamento da violência.

[Folha de Pernambuco (PE) – 18/11/2010]

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dos quatro eixos norteados pelo Fórum, todos apresentam deficiência. Reinserção social é o que mais necessita de ações

A primeira fase do fórum Pacto pela Vida culminou na produção de uma publicação que contempla os eixos de prevenção, tratamento, repressão e reinserção social em relação à dependência de drogas no Ceará. O coordenador do fórum, Eudoro Walter Santana, destacou que, no ano passado, o comércio da droga movimentou cerca de R$ 750 mil e tirou a vida de 1.700 jovens, de forma direta e indireta. A divulgação do cenário da droga no estado pretende impulsionar medidas a serem executadas. De acordo com o coordenador, todos os quatro eixos possuem deficiências, mas pode-se destacar o tratamento e a reinserção social como os mais carentes de ações. O último eixo de abordagem, a reinserção social, ainda se encontra inexplorado no Ceará. A professora Maura Alves, que faz parte da coordenadoria de juventude da Prefeitura de Fortaleza, disse que o estigma de ser um ex-dependente químico o impede de voltar a trabalhar, estudar ou exercer seu papel de cidadão. A intenção do plano de ação do Pacto, segundo Maura, é interligar as secretarias do estado para inserir ex-dependentes em vagas de trabalho ou estágio.

[O Estado (CE) – 17/11/2010]

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Divulgação de curso

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça, promove a quarta edição do curso SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento).


O curso SUPERA é totalmente gratuito e executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na modalidade de Educação a Distância (EaD). As edições anteriores já contaram com a participação de quinze mil profissionais de saúde que atuam junto aos usuários de álcool e outras drogas em todo o País.

A atual edição oferece 5.000 vagas para capacitação dos profissionais de saúde e de assistência social, com prioridade para as áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), contemplando as ações previstas no “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas”.

Objetivo:

Capacitar profissionais da área de saúde e de assistência social para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas baseados em evidências científicas dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

Metodologia:

Todo o processo de aprendizagem é interativo e os alunos terão acesso a várias ferramentas de EaD por meio da internet, incluindo um kit de material didático (livro texto e vídeo ilustrativo) e a participação em fóruns e teleconferências com profissionais especialistas em atenção e tratamento das questões relativas ao uso de álcool, crack e outras drogas. Ao final do curso, os aprovados receberão certificado de curso de extensão universitária, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, emitido pela UNIFESP.
Inscrições:

As inscrições deverão ser feitas através do site: http://www.supera.senad.gov.br
Mais informações através dos telefones: (11) 5083-5733 / (11) 5084-2197.