SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fique atento!!!!

PB: 20% dos adolescentes em conflito com a lei são de classe média Promotora diz que esses casos estão cada vez mais comuns e que geralmente ocorrem para sustentar o vício em drogas Quando se fala em ato infracional cometido por adolescentes o que vem à mente são meninos e meninas de família de baixa renda que moram em comunidades paupérrimas, quando não moram na rua. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que cerca de 20% dos adolescentes em conflito com a lei atendidos na Promotoria da Infância e Juventude Infracional, em João Pessoa (PB), são da classe média. De acordo com a promotora Ivete Arruda, a cada semana são atendidos em média 30 adolescentes. Desses, seis ou sete pertencem à classe média. "Esses casos se tornaram comuns, são adolescentes que cometem atos infracionais, geralmente, para sustentar o vício das drogas ou pagar dívidas a traficante", afirma. [Jornal da Paraíba (PB) – 25/03/2011]

segunda-feira, 21 de março de 2011


Conheça mais do Movimento Cores do Amanhã: http://coresdomanha.blogspot.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fumo passivo eleva risco de neném nascer morto

Análise de 19 estudos também mostra chance maior da criança nascer com malformação congênita

Uma revisão de 19 estudos feita pelo Centro de Controle e Estudos do Tabaco, da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, alerta para o perigo do fumo passivo na gestação: ele aumenta o risco de malformação congênita ou de o bebê nascer morto. Segundo os pesquisadores, grávidas não fumantes que têm contato com a fumaça do cigarro correm risco 23% maior de que o bebê nasça morto. A probabilidade de malformação do feto é 13% maior. Os resultados foram publicados na revista Pediatrics. Segundo os dados da revisão, o pai do bebê era a primeira fonte de fumaça. O pediatra João Lotufo, responsável pelo Programa Antitabágico do Hospital Universitário da USP, diz que o cigarro provoca uma vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo na placenta, assim, com menos irrigação, há mais riscos de natimorto.

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 10/03/2011]

sexta-feira, 4 de março de 2011

Pais, amigos e baladas influenciam adolescentes a fumar

Garotas fumam mais em festas e quando têm pouca atenção dos pais. Já os garotos são mais influenciados pelos amigos.

Levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em escolas particulares mostra que a maioria dos adolescentes do ensino médio começa a fumar por influência dos pais, dos amigos ou na balada. A pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) ouviu 2.691 estudantes, de 28 escolas particulares e de diferentes classes econômicas. Participaram jovens que fumam há pelo menos 30 dias. Foram aplicados questionários sobre a frequência em casas noturnas, pessoas próximas que são fumantes e religião. Os resultados revelaram que ambos os sexos fumam quantidades semelhantes, mas por diferentes fatores. Garotas fumam mais em festas, quando têm pouca atenção dos pais e quando não são religiosas. Já os garotos são mais influenciados pelos amigos e por uma eventual morte dos pais.

[O Povo (CE) – 02/03/2011]

terça-feira, 1 de março de 2011

Dona de rapadura confundida com crack vai à Justiça

A defesa da professora Angélica Jesus Batista (foto), que recebeu voz de prisão após policiais confundirem um tablete de rapadura com crack em Santa Cruz do Rio Pardo, a 378 km de São Paulo, irá entrar na Justiça contra o Estado. O advogado José Beraldo afirmou que irá alegar abuso de autoridade na ação de danos morais.
Na sexta-feira (18), a professora estava dentro de um ônibus que foi revistado pelos policiais. Com informações de que uma mulher iria transportar drogas de São Paulo até a cidade, eles revistaram vários veículos em uma base da Polícia Rodoviária.
Em um dos coletivos parados durante a operação, eles encontraram o tablete dentro da bolsa da professora e pensaram que era droga. A polícia deu voz de prisão ainda dentro do veículo. A mulher chegou a ser algemada.
No fim de semana, o delegado seccional de Ourinhos, Amarildo Aparecido Leal, disse que os policiais agiram conforme procedimento padrão diante da situação, mas que, mesmo assim, o caso será investigado. "Essa avaliação que foi feita pelos policias é que pode ser avaliada. Em principio foi um procedimento padrão, até para garantir a segurança dos policiais e dos demais passageiros", disse.
O defensor afirmou discordar com o procedimento adotado pela Polícia Civil. Ele disse que também pretende fazer uma representação na corregedoria e uma notícia crime ao Ministério Público para que um inquérito seja instaurado.
Segundo Angélica, a policial que a abordou disse que era muita droga e a algemou na frente de todo mundo, enquanto ela era retirada do ônibus. Depois, constatou-se o engano. O que os policiais pensavam ser crack era, na verdade, um tablete de rapadura que a professora levava de presente. Em seguida, a professora foi liberada.
Angélica registrou boletim de ocorrência por constrangimento. Uma outra mulher foi presa horas depois em outro ônibus por suspeita de carregar 2kg de crack.

Fonte: Portal Correio