SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PE: Droga: uma porta de entrada para a criminalidade

Pernambuco é o segundo Estado do País com maior população de jovens privados de liberdade

Em Pernambuco, 19% dos adolescentes em conflito com a lei entram no crime em virtude do tráfico de drogas. O estado é o segundo do País com maior população de jovens privados de liberdade. São mais de 1,5 mil em medidas socioeducativas em um sistema com capacidade para 852 pessoas. Entre as principais causas, estão a desigualdades social, falta de planejamento familiar e de investimento em políticas públicas efetivas voltadas para esse grupo. As soluções passam não só pela prevenção, mas pela reeducação. “Eles são apenas vítimas nesse contexto todo. É preciso que se cobre qualidade na assistência social, na educação ou na saúde do poder público. Roubo e drogas são os motivos mais comuns que levam esses meninos a cometer atos infracionais”, afirma o promotor de Justiça da Infância de Pernambuco, Maxuell Vignoli.

[Jornal do Commercio (PE) – 29/07/2011]

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Oportuna Esperança

Mariã Raimundo Lima,
38anos,
Casada,
Coordenadora do Projeto VIDA.


Como vai a sua vida hoje? Agora nesse exato momento? Talvez cheia de medo, curiosidade, ou até mesmo de rancores. Mas saiba, que o que nos faz mal, o melhor é descartar. Na verdade, quantas vezes idéias sombrias invadem o nosso coração em forma de temores, inseguranças, preocupações e dúvidas? Ficamos perplexos! Ao invés de enxergarmos a luz, somos rodeados por trevas, e ainda, permitimos sermos cobertos por elas deixando–nos vazios, pesados, sem forças, nem ânimo. Não é verdade?
Daí nos vem à responsabilidade de tomar decisões, e vemos como é difícil confiar na vida, principalmente quando nos sentimos abandonados. Continuar clamando por um socorro, embora a voz pareça perder-se na imensidão sem eco algum. Ver a vida como uma chance, como se fosse uma máquina do tempo rodando sem pausa, como movida por se mesma, e sem ao menos se importar com ninguém, nem mudar em nada sua marcha, mesmo ante tantos rogos e clamores, rumores e tremores.
Contudo, é preciso e necessário crer no milagre. Crer naquele que pode nos dar um escape. Crer no ser chamado Jesus como uma verdadeira esperança de solução real, é um alerta.
É uma brecha do desconhecido que vem à tona. É o despertar. É a sua chance esperada!
Não querer mudar, melhorar, ou não desejar nada é viver em tormento, fugindo o tempo todo da realidade e desperdiçando o dom de viver. É andar dispensando a oportunidade (talvez a única, a última) de esperança que a sua porta está batendo nesse momento.
Pense nisso! Pense com carinho!

Reflexão construída no dia 25 de julho de 2011.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESPAÇO DE REFLEXÃO

Nunca Estamos Sozinhos

Myllia Syndrik
19 anos,
Casada,
Participa do Grupo de Apoio do Projeto VIDA.
Sabe aquele momento em que você pensa está sozinho, que mais ninguém está por perto, ou que ninguém pode ajudar? Pois é, você não está sozinho. Você nunca está sozinho. Existe alguém que sempre está ao seu lado, que sempre esteve e que sempre permanecerá.
Ah! sei como é difícil para você acreditar que existe alguém assim, capaz de estar ao seu lado nos momentos em que você se vê triste e solitário, mas, eu continuo te afirmando: existe alguém que sempre está com você.
Esse alguém não pode ser visto, mas pode ser ouvido e/ou sentido, se você se permitir, é claro! Esse alguém se chama Deus, Ele é pai de Jesus Cristo, que nos enviou o nosso consolador, o Espírito Santo. Talvez você não tenha notado, mas eles nunca te abandonaram, sempre estiveram ao seu lado.
Lembra daquele dia, no qual você sentiu uma brisa leve em seu rosto e se assustou? Hum, foram eles te consolando, e enxugando as lágrimas do seu rosto, e naquele dia, no qual você achou que estava sozinho, eles estavam te guardando e te dando toda atenção e o carinho que você precisava.
Então, permita-se sentir a presença d'Eles em sua vida e, só assim saberás que o doce da vida é viver com Deus e, que, todas as dificuldades ao lado d'Ele tornam-se grandes aventuras para contarmos em nossas histórias.

( Reflexão elaborada no dia 10/07/2011)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 21 anos na próxima semana

Especialistas afirmam que, apesar dos avanços, ainda falta mobilização no Sistema de Garantia de Direitos
Os 21 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa a “idade” na próxima quarta-feira (13), devem ser comemorados pelos avanços que o estatuto representou em relação aos direitos de meninos e meninas do País. Entretanto, ainda há muito a ser feito para que as medidas sejam cumpridas à risca. "O ECA foi um divisor de águas no sistema jurídico, antes existia o Código de Menores, que tratava a criança como um objeto", relata o juiz da Primeira Vara da Infância de Natal (RN), José Dantas de Paiva. Apesar do progresso, Paiva alerta para a falta de mobilização no Sistema de Garantia de Direitos. "Há uma inércia que vem desde o Conselho Nacional dos Direitos da Criança (Conanda) até os conselhos estaduais e municipais que tratam das questões relativas a este universo", crítica.
[Tribuna do Norte Online (RN)– 07/07/2011]