SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reflexão sugerida Por Elisabete Rodrigues

Elisabete Rodrigues,
Solteira,
Coordenadora do Projeto VIDA


A REALIDADE DO MAL E A PROVIDÊNCIA DE DEUS

Ao estudarmos a bíblia constatamos que o mal é uma constante na vida do ser humano, esse ser mortal e finito. No princípio, criou Deus a árvore da ciência, da vida, "... e a árvore do conhecimento do bem e do mal", o Senhor fez brotar do solo.
Isaias numa de suas citações, diz que o Senhor de tudo é criador, escreve Isaias:"...Eu crio as trevas,... e crio o mal; Eu o Senhor, faço todas as coisas". (Is. 45:7) Deus criou tudo, e o seu poder de criar é infinito.
Diante do exposto e de acordo com a história e, principalmente, com o dia-a-dia é coerente afirmar que o mal é uma realidade sempre presente neste mundo físico. O mal, segundo os olhos físicos, inicialmente, seria: a morte, a enfermidade, os cata climas, os acidentes. O mal ficou mais acirrado quando o homem procurou um "caminho" diferente daquele que o Senhor traçou, causando um distúrbio na natureza, ao tentar mudar o curso da mesma.
Vale salientar que o mal existiu antes do pecado, e o pecado, por sua vez, tem alterado o mal, aumentando o mal na terra.
A providência de Deus é o cuidado que Ele tem para com a criação, conduzindo o universo para uma ordem lógica na natureza.
A providência de Deus não consiste em isentar o homem das leis naturais nem das suas exigência. O homem está sujeito a catástrofes e acidentes, como qualquer um outro ser vivente. Quando a terra treme através de um terremoto, morrem homens, animais irracionais e outros seres viventes.
As leis naturais são providências Divinas, trata-se de uma atitude previdente.
Quando o universo e os seres foram criados, Deus tomou providências contra o mal, um exemplo simples é o nosso olho, quando um objeto se aproxima dele, fecha-se de imediato protegendo-se de tal objeto. Trata-se de providência Divina. Existem, todavia, os tolos que insistem em construir suas casas sobre a areia, contrariando a lei da natureza, que recomenda construí-la sobre a rocha, vindo daí os sofrimentos, denominado de mal, decorrentes das catástrofes, dai surgem os questionamentos: "Por que, Senhor?"
A providência de Deus não tem por finalidade proteger o bom e destruir o mal, sua providência é para todos, é por isso que Deus faz cair a chuva sobre os bons e os maus. Vivemos em dois mundos, o físico e o espiritual, a doença atinge o físico e o sábio sabe tirar lições da dor física para aproximar-se de Deus. O crente é sabedor que enquanto homem mortal e finito, vivendo num mundo físico, está propenso aos males gerados no mesmo. Deus não está ao lado do homem para guia-lo como uma marionete, controlando todos os seus passos.(onde estaria aí o livre arbítrio?). Torna-se necessário que o homem saiba tirar proveito de todas as situações, "sabendo que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto"(Romanos.8:28).
A providência de Deus acerca do mal está no principio da criação, não se trata de uma providência onde o Senhor venha alterar o curso natural da coisas, os chamados milagres, apesar de poder faze-lo, porque Deus é o Deus dos impossíveis e tudo pode, mas a providência é muito mais que isso, é uma providência previdente e não apenas assistente. O instinto que o homem tem de fugir da morte e correr do perigo, são providências Divina contra o mal.
Deus seja louvado pela sua providência e que sejamos sábios para contemplarmos tal providência.


Pr. José Francisco Rodrigues (Irmão de Elisabete Rodrigues)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que é Alcoolismo?

Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

O que é o abuso de álcool?

O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. E ainda o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar "alto").

Complicações possíveis

  • Gastrite, quando ocorre no estômago
  • Hepatite alcoólica, no fígado
  • Pancreatite, no pâncreas
  • Neurite, nos nervos.

A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:

Os perigos do álcool

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.

Fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/v2/saude/temas/25-alcoolismo

sábado, 3 de setembro de 2011

Tratamento para crianças e adolescentes usuários de crack é ineficiente

Governo federal prepara mudanças no modelo de atendimento voltado para meninas e meninos dependentes da droga

Diante da constatação de que o tratamento oferecido hoje à criança e aos adolescentes usuários de crack é ineficiente, o governo federal prepara um novo modelo de atendimento. Internações mais longas do que as atuais, de poucos dias, realizadas em hospitais gerais para desintoxicação, consistem na primeira parte da abordagem. Depois disso, vem a criação de abrigos especializados para atender meninos e meninas em abstinência, que deverão ser incluídos na rede escolar local. Para o chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro, a psiquiatra Analice Gigliotti, “crianças são mais impulsivas, não conseguem analisar bem as conseqüências dos seus atos. As que vivem nas ruas, então, não têm muito a perder. Junte tudo isso ao crack e temos uma mistura explosiva".

[Correio Braziliense (DF), Renata Mariz – 01/09/2011]