SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de Agosto
Por iniciativa da Aliança de Controle do Tabagismo—ACT em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a instituição está fazendo uma mobilização denominada a ―Propaganda de Cigarros no Ponto de Venda é Ilegal‖. O objetivo é incentivar o cumprimento e a fiscalização da Lei Federal Nº 12.546, aprovada em dezembro de 2011, que no seu artigo 49 trata da proibição da propaganda de cigarros no ponto de venda, entre outros assuntos. O Núcleo Integrado de Saúde Coletiva -
NISC, da UPE, como membro da Rede ACT apoia e está contribuindo com esta mobilização. A imprensa tem dado ampla cobertura ao assunto. Vejam o vídeo da matéria exibida pela TV Globo em Brasília no dia 17/08 sobre as ações da Vigilância Sanitária do DF, que foram muito bem recebidas pelo público. A lei 12.546 ainda não está regulamentada, mas as disposições quanto à proibição de todo e qualquer tipo de propaganda comercial não necessita de regulamentação, o que demanda o seu cumprimento imediato. Apesar da vigência da lei, não houve mudança nas estratégias de marketing das empresas e os pontos de venda do país continuam expondo painéis, pôsteres e cartazes com propaganda de produtos derivados do tabaco. Dessa forma, os infratores, os estabelecimentos comerciais e fabricantes de cigarros e afins, devem ser autuados por violação à lei. A ACT também está fazendo uma mobilização voltada à população explicando sobre a lei e os benefícios desta medida e motivando a denúncia dos pontos de venda com propagandas ilegais. Propaganda de cigarros no ponto venda é ilegal - Lei Federal Nº 12.546/2011. Denuncie! Para obter mais informações acesse o site da ACT.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O PROJETO VIDA estará participando da X Jornada Unicap e IV Jornada Regional da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), que este ano terá como tema Drogas, violência e cidadania. Participará do evento a Coordenadora Mariã Raimundo.
 Projeto Vida promove:
II TORNEIO DA AMIZADE 

Dia: 7  de setembro de 2012
Local: Quadra da Faculdade da Criança
Hora: 8h
Equipes:
Projeto VIDA
Associação Maria Amélia – AMA
Homens Batistas 

Não perca!!!!

               

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012



Tribunal fixa regra que vai reduzir o ingresso de infratores em instituições como a Fundação Casa
Após julgar centenas de casos de adolescentes apreendidos por tráfico de drogas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) fixou regra que deve reduzir a internação de adolescentes por esse motivo. A súmula 492 determina que, se o adolescente for detido por tráfico e não tiver passagem pelo crime na polícia, não deve, obrigatoriamente, ficar apreendido. A medida, segundo especialistas, visa frear uma prática comum no meio judiciário e que, para alguns deles, afronta o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A lei prevê que a internação só deve acontecer em três ocasiões: quando o ato infracional for cometido mediante violência ou grave ameaça, se houver reiteração ou se o jovem descumprir medida disciplinar anterior. Hoje, porém, é comum juízes internarem jovens detidos por tráfico que nunca haviam cometido outro crime.
[Folha de S. Paulo (SP), Afonso Benites – 21/08/2012]

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Levantamento mostra que 62% das pessoas que experimentaram a droga tinham menos de 18 anos
Mais de 1,5 milhão de brasileiros usam maconha diariamente, revela o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo, que ouviu 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios, mostra que oito milhões de adultos, o equivalente a 7%, já experimentaram a substância. O estudo também mostra que 62% das pessoas que experimentaram a droga tinham menos de 18 anos, sendo que 17% deles admitiram ter conseguido maconha dentro da própria escola. O número de usuários nessa faixa etária cresceu desde o último levantamento, realizado em 2006. Antes, havia menos de um adolescente para cada adulto que fazia uso de maconha; em 2012, o índice subiu para 1,4. A pesquisa anterior, no entanto, era menos abrangente que a atual.
[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 02/08/2012]