SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Para saber mais: Glossário

ABUSO - É um padrão de uso além do comum, descomedido ou desajustado das drogas (substâncias psicoativas).
ADICÇÃO - Designa o uso repetido da droga, de forma que o usuário fica periodicamente ou cronicamente intoxicado, demonstrando uma compulsão para consumir a substância preferida. Este termo é desaconselhado por alguns autores, pois não gerou nenhuma palavra em português que tenha o sentido originário do termo em latim (tendência, inclinação ou predisposição). O termo adicto ou drogadicto refere-se ao sujeito.
BENZODIAZEPÍNICO - Droga depressora. Produz diminuição da ansiedade, indução do sono, relaxamento muscular e redução do estado de alerta.
COMPULSÃO - Refere- se a uma grande necessidade de consumir determinada(s) substância (s) geralmente atribuída mais a sentimentos internos do que a influências externas.
DEPENDÊNCIA DE DROGAS - É a necessidade psicológica ou física que uma pessoa tem de consumiralguma droga.
DESINTOXICAÇÃO - Refere-se ao processo pelo qual o indivíduo passa ao se afastar da droga para limapr seu organismo. O processo de desintoxicação pode ser realizado com ou sem a utilização de medicamentos.
ENTORPECENTES - Termo utilizadona linguagem cotidiana como sinônimo de narcóticos. Trata-se de qualquer substância que produza inércia física, alteração da sensibilidade, sonolência, entre outros sintomas.
Em breve apresentaremos outros verbetes - fique atento!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário