SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DF: Consumo de drogas leva a outros atos infracionais

Para o promotor de Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público do DF (MPDFT), a maconha, o crack e a cocaína são as substâncias mais consumidas

Cerca de 90% dos adolescentes que respondem a processos por atos infracionais assumiram usar ou já terem usado drogas. Segundo o promotor de Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), Renato Varalda, a maconha, o crack e a cocaína são as substâncias mais consumidas pelos jovens de 12 a 17 anos de idade. Dos processos iniciados na 1ª Vara da Infância e Juventude (VIJ) em 2010, 18,64% eram por tráfico ou posse de drogas. No entanto, o uso de entorpecentes aparece como causa indireta na maioria das infrações. O roubo foi a infração mais cometida, com 493 casos. Em seguida vem a posse de drogas, com 13,29% ou 345 processos.

[Jornal de Brasília (DF), Cristina Sena – 17/01/2011]



MT: Projeto afasta adolescentes das drogas

Delegada cobra mais diálogo e autoridade da família de jovens contra a dependência química

Há anos atuando no projeto De Cara Limpa Contra as Drogas e na Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), a delegada Elaine Fernandes, tenta prevenir a dependência química entre adolescente das periferias das cidades de Cuiabá (MT). Para ela, a prevenção e a libertação dos jovens da dependência depende da autoridade e do diálogo com a família, da educação formal, da assistência à saúde e da atuação dos órgãos da área de segurança pública. Ela afirma, que a polícia tem trabalhado muito no combate, mas sozinha não dá conta. Este ano, o projeto tem como meta criar um hospital público específico para tratamento de jovens dependentes.

[Diário de Cuiabá (MT) – 16/01/2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário