SEJA BEM VINDO

Aqui você terá oportunidade de conhecer um projeto que aborda a questão do uso de drogas, tendo a prevenção como elemento principal da sua ação.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reflexão sugerida Por Elisabete Rodrigues

Elisabete Rodrigues,
Solteira,
Coordenadora do Projeto VIDA


A REALIDADE DO MAL E A PROVIDÊNCIA DE DEUS

Ao estudarmos a bíblia constatamos que o mal é uma constante na vida do ser humano, esse ser mortal e finito. No princípio, criou Deus a árvore da ciência, da vida, "... e a árvore do conhecimento do bem e do mal", o Senhor fez brotar do solo.
Isaias numa de suas citações, diz que o Senhor de tudo é criador, escreve Isaias:"...Eu crio as trevas,... e crio o mal; Eu o Senhor, faço todas as coisas". (Is. 45:7) Deus criou tudo, e o seu poder de criar é infinito.
Diante do exposto e de acordo com a história e, principalmente, com o dia-a-dia é coerente afirmar que o mal é uma realidade sempre presente neste mundo físico. O mal, segundo os olhos físicos, inicialmente, seria: a morte, a enfermidade, os cata climas, os acidentes. O mal ficou mais acirrado quando o homem procurou um "caminho" diferente daquele que o Senhor traçou, causando um distúrbio na natureza, ao tentar mudar o curso da mesma.
Vale salientar que o mal existiu antes do pecado, e o pecado, por sua vez, tem alterado o mal, aumentando o mal na terra.
A providência de Deus é o cuidado que Ele tem para com a criação, conduzindo o universo para uma ordem lógica na natureza.
A providência de Deus não consiste em isentar o homem das leis naturais nem das suas exigência. O homem está sujeito a catástrofes e acidentes, como qualquer um outro ser vivente. Quando a terra treme através de um terremoto, morrem homens, animais irracionais e outros seres viventes.
As leis naturais são providências Divinas, trata-se de uma atitude previdente.
Quando o universo e os seres foram criados, Deus tomou providências contra o mal, um exemplo simples é o nosso olho, quando um objeto se aproxima dele, fecha-se de imediato protegendo-se de tal objeto. Trata-se de providência Divina. Existem, todavia, os tolos que insistem em construir suas casas sobre a areia, contrariando a lei da natureza, que recomenda construí-la sobre a rocha, vindo daí os sofrimentos, denominado de mal, decorrentes das catástrofes, dai surgem os questionamentos: "Por que, Senhor?"
A providência de Deus não tem por finalidade proteger o bom e destruir o mal, sua providência é para todos, é por isso que Deus faz cair a chuva sobre os bons e os maus. Vivemos em dois mundos, o físico e o espiritual, a doença atinge o físico e o sábio sabe tirar lições da dor física para aproximar-se de Deus. O crente é sabedor que enquanto homem mortal e finito, vivendo num mundo físico, está propenso aos males gerados no mesmo. Deus não está ao lado do homem para guia-lo como uma marionete, controlando todos os seus passos.(onde estaria aí o livre arbítrio?). Torna-se necessário que o homem saiba tirar proveito de todas as situações, "sabendo que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto"(Romanos.8:28).
A providência de Deus acerca do mal está no principio da criação, não se trata de uma providência onde o Senhor venha alterar o curso natural da coisas, os chamados milagres, apesar de poder faze-lo, porque Deus é o Deus dos impossíveis e tudo pode, mas a providência é muito mais que isso, é uma providência previdente e não apenas assistente. O instinto que o homem tem de fugir da morte e correr do perigo, são providências Divina contra o mal.
Deus seja louvado pela sua providência e que sejamos sábios para contemplarmos tal providência.


Pr. José Francisco Rodrigues (Irmão de Elisabete Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário